segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Módulo 7 - Crescimento, Desenvolvimento e Flutuações da Actividade Económica


Conteúdos do Módulo 7 - Crescimento, Desenvolvimento e Flutuações da Actividade Económica

  • Crescimento económico
    - Noção
    - Indicador: PIB
  • Desenvolvimento
    - Noção
    - Indicadores:
    • tipos: simples (económicos, demográficos, sociais, culturais e políticos) e compostos (Índice de Desenvolvimento Humano-IDH, Índice de Desenvolvimento Ajustado ao Género-IDG, Medida de Participação Segundo o Género-MPG, Índice de Pobreza Humana -IPH1 e IPH2)
    • limitações

    - Heterogeneidade de situações de desenvolvimento verificadas nos: países desenvolvidos, países em desenvolvimento (PED) e países menos desenvolvidos (LDC-Least Developed Countries)
  • Crescimento económico moderno
    - Factores de crescimento económico: aumento da dimensão dos mercados (interno e externo), investimento de capital (físico e humano) e progresso tecnológico
    - Características dos países desenvolvidos associadas ao crescimento económico moderno: aumento da produção e da produtividade, alteração da estrutura da actividade económica – terciarização da economia, aumento da dimensão das empresas, alterações no papel do Estado e melhoria do nível de vida.
  • Ciclos de crescimento económico
    - Noção
    - Fases: expansão, prosperidade (auge ou ponto alto), recessão e depressão (ponto baixo)
  • Desenvolvimento humano e sustentável
    - Limites ao crescimento económico: problemas ambientais e esgotamento dos recursos naturais
    - Desigualdades de desenvolvimento a nível mundial
    - Países desenvolvidos: situações de pobreza e de exclusão social
    - Desenvolvimento humano e sustentável: noção e importância

sexta-feira, 26 de outubro de 2012



Produtos Mais Exportados por Portugal

Produtos Mais Exportados por Portugal
Portugal tem grande facilidade para exportar uma série de bens que vão desde os mais óbvios (cortiça, calçado, têxteis e cerâmica, por exemplo), aos mais incomuns (fibras sintéticas, armas e munições). Exportações Portuguesas Segundo o último levantamento de dados sobre Comércio Internacional do Instituto Nacional de Estatística o volume de exportações portuguesas de Maio a Julho de 2012 divide-se nas grandes categorias económicas: • Fornecimentos Industriais não especificados noutra categoria: 4217 milhões de euros Essencialmente madeira, plástico, borracha, papel, cartão, cortiça e fibras sintéticas e artificiais, instrumentos ópticos e de precisão. • Bens de consumo não especificados noutra categoria: 2192 milhões de euros Matérias têxteis, calçado e chapéus. • Material de Transporte e acessórios: 2012 milhões de euros Automóveis de passageiros e seus materiais. • Máquinas, outros bens de capital e acessórios: 1454 milhões de euros Construções e suas partes, de ferro fundido, ferramentas, aparelhos, materiais elétricos. • Produtos alimentares e bebidas: 1098 milhões de euros Vinhos e uvas frescas, peixes secos, salgados ou em salmoura, peixes fumados, farinhas, peixes congelados, filetes de peixes e outra carne de peixes, tomates, batata de conservação, couve, cenouras, nabos, azeite de oliveira, maças, peras e marmelos. • Combustíveis e lubrificantes: 1004 milhões de euros Óleos de petróleo ou de minerais betuminosos, gás natural no estado gasoso. Principais destinos de exportação • EUA • França • China • Brasil • Angola • Moçambique • Bélgica • Marrocos • Espanha • Alemanha • Reino Unido • República Checa • Gibraltar • Hong Kong Mercadorias Importadas por Portugal Tipo de bens (CGCE) Percentagem dos Bens[5] Combustíveis e lubrificantes 14% Material de transporte e acessórios (automóveis, peças, etc.) 14% Produtos alimentares e bebidas 12% Mercadorias Exportadas por Portugal Produtos Percentagem Madeiras e Pasta de Papel 15% Aparelhos Eléctricos 15% Transportes 12% Têxteis 10% Minério 9% Calçado 4% Vinho 2%

terça-feira, 23 de outubro de 2012

dalmácio


                 Exportações 

As exportações portuguesas voltaram a crescer, mas cresceram menos. Enquanto em Janeiro e Fevereiro subiam a um ritmo de 2 dígitos, agora registam um crescimento mais modesto e podem pôr em causa a estimativa do Banco de Portugal de que o país vai fechar o ano com um saldo positivo na balança comercial.



Importações
Portugal vende mais ao estrangeiro do que compra. Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal diz que o país está perante um "um  momento histórico".



NunoMatos_10_importaçõeseexportações


Importações e Exportações em Portugal


               

          •Portugal continua a importar mais mercadorias e serviços do estrangeiro do que a exportar, ou seja, compramos mais do que vendemos. Em 2010, Portugal importou mais 11 mil milhões de euros do que vendeu ao estrangeiro. 31% Das mercadorias e serviços que importamos são provenientes de Espanha, enquanto 26% das exportações portuguesas têm como destino Espanha.

Importações e Exportações em Portugal (dados de 2010)
Importações - 66 mil milhões de euros
Exportações - 55 mil milhões de euros
Principais países param onde Portugal exporta
União Europeia - 75% (Espanha - 26% do total de exportações)
EUA e China - 20%
Brasil - 2%
PALOP - 1%


Mercadorias Importadas por Portugal
Combustíveis (15%)
Carros (12%)
Produtos Alimentares (11%)



Mercadorias Exportadas por Portugal
Madeiras e Pasta de Papel (15%)
Aparelhos Eléctricos (15%)
Transportes (12%)
Têxteis (10%)
Minério (mármores, cimento, ferro) (9%)
Calçado (4%)
Vinho (2%)

Importações e exportações mais frequentes em Portugal


Exportações mais frequentes em Portugal
1 - Espanha
Percentagem das exportações nacionais: 21,18%
Produtos mais vendidos: Acessório para automóveis, assentos, t-shirts e roupa de malha, garrafas e garrafões de vidro e rolhas, charutos, cigarros e cigarrilhas, óleos de petróleo e betuminosos, plásticos e metais.

2 – França
Percentagem das exportações nacionais: 12,60%
 Produtos mais vendidos: Acessório para automóveis, calçado, veículos de mercadorias, assentos, papel e cartão, automóveis de passageiros, mobiliário, vinhos, plástico, t-shirts e roupa de malha.

3 – Alemanha
Percentagem das exportações nacionais: 12,42%
Produtos mais vendidos: Automóvel, aparelhos receptores para radio e televisão, acessórios para automóveis, calçado, pneus, medicamentos, torneiras e material de canalização, papel e cartão, moldes e produtos químicos.

4 – Reino Unido
Percentagem das exportações nacionais: 7,99%
Produtos mais vendidos: Automóveis, acessórios para automóveis, calçado, fios eléctricos, aparelhos receptores para radio e televisão, pneus, vinhos, t-shirts, papel e cartão e medicamentos.

5 – Angola
Percentagem das exportações nacionais: 5,55%
 Produtos mais vendidos: Cervejas, móveis, vinhos, construções de ferro, óleo de soja, enchidos, medicamentos, óleos petrolíferos e águas.


Importações mais frequentes em Portugal
Portugal continua a importar mais mercadorias e serviços do estrangeiro do que a exportar, ou seja, compramos mais do que vendemos. Em 2010, Portugal importou mais 11 mil milhões de euros do que vendeu ao estrangeiro. 31% das mercadorias e serviços que importamos são provenientes de Espanha, enquanto que 26% das exportações portuguesas têm como destino Espanha.
Mercadorias Importadas por Portugal
Combustíveis (15%)
Carros (12%)
Produtos Alimentares (11%)

Importações e Exportações em Portugal


Importações e Exportações em Portugal
Portugal continua a importar mais mercadorias e serviços do estrangeiro do que a exportar, ou seja, compramos mais do que vendemos. Em 2010, Portugal importou mais 11 mil milhões de euros do que vendeu ao estrangeiro. 31% Das mercadorias e serviços que importamos são provenientes de Espanha, enquanto 26% das exportações portuguesas têm como destino Espanha.

Importações e Exportações em Portugal (dados de 2010)
Importações - 66 mil milhões de euros                 
Exportações - 55 mil milhões de euros

Os principais países param onde Portugal exporta
União Europeia - 75% (Espanha - 26% do total de exportações)
EUA e China - 20%
Brasil - 2%
PALOP - 1%

Mercadorias Importadas por Portugal
Combustíveis (15%)
Carros (12%)
Produtos Alimentares (11%)

Mercadorias Exportadas por Portugal
Madeiras e Pasta de Papel (15%)
Aparelhos Eléctricos (15%)
Transportes (12%)
Têxteis (10%)
Minério (mármores, cimento, ferro) (9%)
Calçado (4%)
Vinho (2%)






Umaro Vaz 11ºIG

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

COMPOSIÇÂO DO ESTADO PORTUGUÊS O Chefe do Estado Português Aníbal Cavaco Silva Grupo Parlamentares PSD 108 PS 74 CDS-PP 24 PCP 14 BE 8 PEV 2 O Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho Primeiro ministro Vítor Gaspar Ministro de Estado Paulo Portas Ministro dos negócios Estrangeiros José Pedro Aguiar Branco Ministro da Defesa Nacional Miguel Macedo Ministro da Administração Interna Paula Teixeira da Cruz Ministra da Justiça Miguel Relvas Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares Álvaro Santos Pereira Ministro da Economia Assunção Cristas Ministra da Agricultura, do Mar do Ambiente e do Ordenamento do Território Paulo Macedo Ministro da Saúde Nuno Crato Ministro da Educação e Ciência Pedro Mota Soares Ministro da Solidariedade e da Segurança Social

sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Estado português
                                                                                                              
·         A Assembleia da República é atualmente composta por 230 Deputados
·         1º Ministro –Pedro Passos Coelho
·         Chefe de estado – Cavaco silva








A Composição do Estado Português


Chefe de estado Aníbal Cavaco Silva
O Parlamento é constituído por 230 membros dos partidos, PSD com 108, PS com 74, CDS-PP com 24, CPC com 14, BE com 8 e o PEV com 2 membros.
Governo:
Pedro Passos Coelho 1º Ministro
Vítor GasparMinistro de Estado e das Finanças
Paulo Portas Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros
José Pedro Aguiar-Branco Ministro da Defesa Nacional
Miguel Macedo Ministro da Administração Interna
Paula Teixeira da Cruz Ministro da Justiça
Miguel Relvas Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares
Álvaro Santos Pereira Ministro da Economia e do Emprego
Assunção Cristas Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território
Paulo Macedo Ministro da Saúde
Nuno Crato Ministro da Educação e Ciência
Pedro Mota Soares Ministro da Solidariedade e da Segurança Social

Composição do Estado Português


Composição do Estado Português

Chefe de estado: Aníbal Cavaco Silva
Parlamento:
São constituídos por 230 deputados.
Os partidos que constituem o parlamento são:
PSD – 108
PS – 74
CDS-PP – 24
PCP – 14
BE – 8
PEV – 2
Governo:
1º Ministro: Pedro Passos Coelho
Restantes:
Vitor Gaspar (Ministro das Finanças)
Paulo Portas (Ministro dos Negócios Estrangeiros)
José Pedro Aguiar-Branco (Ministro da Defesa Nacional)
Miguel Macedo (Ministro da Administração Interna)
Paula Teixeira Cruz (Ministra da Justiça)
Miguel Relvas (Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares)
Álvaro Santos Pereira (Ministro da Economia e do Emprego)
Assunção Cristas (Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território)
Paulo Macedo (Ministro da Saúde)
Nuno Crato (Ministro da Educação e Ciência)
Pedro Mota Soares (Ministro da Solidariedade e da Segurança Social)

                                               Pedro Rodrigues Nº 12 11ª IG