segunda-feira, 5 de março de 2012




Mercado de Concorrência Perfeita

   É um tipo de mercado em que há um grande número de vendedores (empresas) e de compradores, de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afeta o nível da oferta (quantidade de bens ofertados), nem tampouco o preço de equilíbrio, que também não é alterado pelos compradores, que representam a demanda ou procura. Diz-se que é um mercado atomizado, pois é composto de um número expressivo de agentes, como se fossem átomos.
Nessas condições, os preços do mercado formam-se perfeitamente segundo a correlação entre oferta e procura, sem interferência predominante de compradores ou vendedores isolados. Os capitais podem, então, circular livremente entre os vários ramos e sectores, transferindo-se dos menos rentáveis para os mais rentáveis em cada conjuntura económica.
Esse tipo de mercado apresenta as seguintes características:
  1. grande número de produtores e demandantes do produto
  2. produtos homogéneos: não existe diferenciação entre os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes.
  3. não existem barreiras à entrada no mercado.
  4. transparência do mercado: as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado.
  5. a não intervenção do Estado: o Estado não intervém, deixando o mercado regular-se através da chamada "mão invisível da concorrência". Os preços são definidos pelo livre jogo da oferta e demanda. Assim, o equilibrio seria sempre alcançado tanto a curto, como a médio e longo prazo.


Mercado de Concorrência Imperfeita


   Um tipo de mercado complicado de existir é o perfeito. Vamos pegar no exemplo do livro, o mercado das couves.
Existem 5 características neste tipo de mercado. Se qualquer uma delas falhar o mercado passa a ser imperfeito daí a dificuldade dele existir. Vou passar a explicá-las:
  1.Transparência: no mercado das couves todos sabem o que estão a comprar e o que estão a vender. Existe portanto, uma transparência neste mercado pois não há nada que seja omitido.
  2.Homogeneidade: Se um vendedor de couves amarelas se põe a comparar as couves castanhas do concorrente, gera-se confusão! Ainda mais se for entre os consumidores. Como no mercado das couves só se vendem couves, nem o consumidor nem o vendedor conseguem distinguir qual a melhor ou a pior devido à homogeneidade, ao facto dos bens serem homogéneos, parecidos.
  3.Atomicidade: No mercado das couves juntam-se 500 agricultores todos os dias. Isto torna o mercado maior, de facto. Mas o certo é que se avaliarmos cada um desses 500 representa um "átomo" nesse mercado, ou seja, uma partícula, pois cada agricultor é de pequena dimensão.
  4.Permeabilidade: Se o vendedor das couves estiver farto de vender couves e quiser vender caju não haverá qualquer entrave para esta mudança. Existe o livre acesso ao mercado.
  5.Mobilidade dos factores de produção: Teoricamente o vendedor das couves pode mudar a sua profissão facilmente. No entanto tem de acarretar custos elevados caso mude radicalmente do ramo da sua profissão.
Como vêem um mercado perfeito exige muitas condições. Elas nem sempre são cumpridas.

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