segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Lei da procura
Quando o preço de uma mercadoria aumenta (mantendo-se o restante constante), os compradores tendem a consumir menos dessa mercadoria. De forma similar, quando o preço baixa, mantendo-se o restante constante, aumenta a quantidade procurada.
A quantidade procurada tende a diminuir com o aumento dos preços por:
-          Efeito substituição: substituído por bens similares
-          Efeito rendimento: compra-se menos porque diminui o poder de compra.

Curva da procura

A curva da procura consiste na representação gráfica da função procura a qual, por sua vez, é a expressão algébrica da relação entre o preço e a quantidade procurada de determinado bem. Dado que esta relação é negativa, a curva da procura tem, necessariamente, inclinação negativa, o que significa que quanto mais elevado for o preço do bem, menor será a quantidade que os consumidores querem consumir. No exemplo abaixo, um aumento do preço (P) de p0 para p1originou uma redução da quantidade procurada (Q) de q0 para q1.

Sem comentários:

Enviar um comentário